Pesquisa

IECA PARA CRISTO, CRISTO PARA TODOS!         DESDE 1880.

A Igreja Evangélica Congregacional Em Angola (IECA), foi fundada em 11 de Novembro de 1880 por missionários americanos e canadianos, e reconhecida aos 24 de Janeiro de 1987, pelo Decreto Executivo nº 9/87, Registo nº 1. De 24 de Outubro de 2005.É uma instituição religiosa, que tem por fim a manutenção do culto; a propagação da fé cristã; e a manifestação desta fé em serviço de amor ao próximo. 

Defende um certo centralismo de conexão, uma participação plena de todo o povo de Deus, idóneo, em todos os ministérios da Igreja, incluindo o uso do púlpito e na direcção, o que a afasta, um pouco, do congregacionalismo de tipo clássico.

A Igreja, iniciou como um movimento religioso de educação para a transformação social com o objectivo de trazer os autóctones à dignidade desejável de filhos e filhas de Deus. 

Persevera em anunciar o filho de Deus, o Salvador do Mundo, Jesus Cristo.

Para além da actividade evangelística, a IECA realiza acções humanitárias voltadas ao Desenvolvimento Comunitário Integral, sem fins lucrativos e sem carácter discriminatório, quer Religioso, Social, Político, Racial, Tribal, Regional ou de qualquer outra índole.

As Missões Evangélicas iniciais da IECA regaram as instituições de então com pessoal qualificado que melhor podia ser encontrado: professores, escriturários, técnicos agrícolas, enfermeiros, conselheiros de desenvolvimento rural através de um programa integrado denominado “Melhoramento do povo”, que se espalhou por toda Angola Central ao longo do Caminho–de–ferro de Benguela.

Presentemente a IECA cobre as 18 Províncias de Angola, nomeadamente: Huambo, Bié, Huila, Benguela, Kuanza sul, Moxico, Luanda, Kuando kubango, Malanje, Bengo, Namibe, Lunda Sul, Cabinda, Cunene, Lunda Norte, Kuanza Norte, Uíge, Zaire.

A nossa expansão em  todas as Províncias de Angola, deve-se ao esforço e dedicação de todos os membros leigos e clérigos, que à medida que se espalhavam pelo País em diferentes actividades laborais e/ou específicas de evangelização, continuaram a testemunhar Cristo, anunciando-O a todos sem discriminação.

 

A CAPACIDADE DE INTERVENÇÃO DA IECA:

A capacidade de intervenção da nossa instituição reside em recursos humanos, materiais e imateriais, nomeadamente: mais de um milhão de membros, nove (9) Sínodos Provinciais, nove (9) Áreas Missionárias, duas mil quinhentas e dez (2.617) Congregações, duzentos e catorze (214) Pastores, dos quais vinte (20) são Pastoras, dezassete (17) Escritórios Condignos, cento e trinta e três (133) terrenos, presença em cento e cinquenta e oito comunas (158) e em noventa e nove (99) Municípios.

 

O QUE FAZEMOS?
Evangelizar, ensinar e promover a paz Integral e Duradoura em Angola por palavras e Obras. Nesta base, a IECA, tem Templos, Escolas, Hospitais, Centros de Saúde, Um Instituto Médio de Saúde, Programas e Projectos sociais em diversas áreas, voltados ao crescimento e desenvolvimento das comunidades, tendo em conta a satisfação das necessidades materiais e espirituais da população.

 

EQUIPA PASTORAL

 

PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA GERAL DA IECA
Rev. António Lucamba Eurico – Presidente da Assembleia
Rev. Abel Américo Artur Hungulo – Vice Presidente

SECRETARIADO GERAL
Sua Reverendíssima André Cangovi Eurico – Secretário Geral
Rev. Abel de Jesus Chongolola Sangunde – Secretário Executivo
Sra Felizberta Henda Cassinda – Directora Geral do Departamento de Administração e Finanças
Rev. Alcides Onésimo Nunda – Director Geral do Departamento de Assistência Social, Estudos e Projectos
Luís Samacumbi – Director Geral do Departamento de Mobilização de Recursos e Desenvolvimento Institucional
Rev. Dr. Luciano Ch. Chianeque – Director Geral do Departamento de Relações Internacionais e Intereclesiais
Revª Adelaide Tomás Manuel – Directora Geral do Departamento de Teologia e Educação Cristã
Rev. Enoque Martins Sambala – Director Geral do Departamento de Evangelismo e Produção de Literatura
Rev. Domingos Saculanda – Director Geral do Departamento de Recursos Humanos e Património

 

Pin It