Pesquisa

IECA PARA CRISTO, CRISTO PARA TODOS!         DESDE 1880.

A MISSÃO EVANGÉLICA DO DONDI: é na verdade um Altar a Deus na edificação e transformação de homens e mulheres pelo Evangelho. O Dondi foi oficialmente estabelecido aos 05 de Outubro de 1914. Mas para chegar aquela data, uma década de árduo trabalho e pesquisas foi percorrida. A ideia genial da fundação de uma Missão Central Congregacional em Angola foi do Rev. Dr. Walter T. Currie, missionário pioneiro em Angola da Sociedade Missionária Congregacional para Estrangeiro do Canada, actualmente Igreja Unida do Canadá.

Em 1903 o casal Currie, (a Sra. Amy Johnston e seu esposo Rev. Dr. Walter T. Currie) despende suas férias graciosas, viajando pela África Austral tomando contacto com outras organizações Missionárias. Visitou várias Missões, porém ficou impressionado pela organização e trabalho evangélico e social oferecido pela Missão Livingstonia em Niassalandia, actual Malawi, dirigida pelo Dr. Robert Laws.

Inspirado na Missão Livingstonia, Currie vendeu a ideia aos colegas missionários: “a Igreja Congregacional fundada em 1880 em Angola, não será sustentada se a Junta não investir na educação religiosa, literária e Industrial dos angolanos. Tal empreendimento requer os esforços de todas as missões já existentes naquela altura”. A Junta Americana de Comissários para Missões Estrangeiras aprovou a ideia em 1909.

Em 1911 a Junta Americana envia para Angola uma  delegação do mais alto nível, chefiada pelo  Dr. C. H. Patton, Secretário Correspondente entre (1904 – 1911) coadjuvado pelo Rev. F. B. Bridgman”, para in loco, estudarem juntamente com a Igreja angolana reunida em Assembleia-geral, na Missão do Chilume Bailundo, as viabilidades de implementação do referido programa.

Em 1912, o Comité de Investigação do lugar tinha chegado ao fim de seu trabalho apontando Katchiungo como lugar ideal. Em Junho de 1913, as Missões de Bailundo, Kamundongo, Chissamba, Chilesso, Elende (e a Missão de Chilonda, a única que pertencia à Igreja dos Irmãos), fizeram uma Assembleia na localidade de Katchiungo para examinar a localidade e avaliarem os resultados da Comissão de Investigação que recomendava Katchiungo como lugar ideal para se instalar a Missão Central.

Em Setembro de 1913, o Governador – Geral de Angola, Norton de Matos numa audiência que concedeu aos doutores Sanders e Currie, na Estação do C.F.B. no Chinguar, anuiu a ideia de concessão da Missão do Dondi, cuja a Concessão definitiva seria publicada no Boletim oficial da Colónia de Angola, IIIª Série, nº 33 de 24/08/1949, Portaria nº 248/128/914. 

Em 05 de Outubro de 1914, fez-se a abertura oficial da Missão do Dondi, cujo discurso de abertura foi proferido pelo Dr. Henry Neipp, que resumimos neste parágrafo:

“Primeiro, a Igreja não se tornará verdadeiramente indígena até que ela seja inteiramente sustentada e controlada pelos africanos. Segundo, o conhecimento médico-científico, só se tornará geralmente difundido ou massificado entre as comunidades nativas, quando os doutores nativos, com a competência assegurada, possam livre e aptamente exercer a sua arte. Terceiro, a literatura, do mesmo modo, nunca tocará a profundeza da alma do povo, até que os próprios africanos sejam capazes de produzir trabalhos de merecido valor. Para realização destes fins a Missão do Dondi é dedicada, de modo a possibilitar a santificação da vida do nativo em toda a sua plenitude”.

Rev. T. P. Chokombonge

 

Pin It